Mesmo calculando o período de atraso e saindo de casa 15 minutos mais cedo, fato, estou atrasado. Força para abrir a porta do “Forte”! urrrg... O clima refrigerado e 200 gêmeos bokanovsky* com movimentos sincronizados me olhando, medo! Estou no ambiente de trabalho.
Todo “Call Center” tem aquela hierarquia besta:
Supervisor: Que nem sempre sabe o que esta fazendo.
Auditor ou Líder (isso é variável de acordo com a empresa) que pensa que é alguma autoridade, mas, mal sabe que é apenas um quebra-galho, válvula de escape de quem não sabe o que fazer.
Por último e não menos importante, O OPERADOR: Engrenagem fundamental para o andamento desta maquina mal administrada. Ele tem a solução para todos os problemas, ate mesmo os que não existem. Salve, salve operador, se não fosse a ultima engrenagem na cadeia cronológica da empresa, não existiriam os menos qualificados para ordená-los.
Mas voltando ao mundo do telemarketing onde a competência é descriminada no holerite. Nosso assunto é: COBRANÇA! Você sabe o que fazemos?
- Sim! Engolimos sapos, ou melhor, o brejo inteiro, contamos ate 10, 100 vezes, elogiamos as mães alheias, nos divertimos com nomes bizarros e perguntamos: O Senhor Pagará seu debito?- o mais proveitoso é o conhecimento das culturas regionais, pois, nem todo lugar a educação que você tem é a mesma que recebe. Quando comprimento: - Boa tarde? – vem a retruca: -Diga!- ou pior, desligam o telefone na face. O comprimento cordial não faz parte do cotidiano de todas as culturas.
1º CURIOSIDADE: Você entra em contato procurando uma pessoa e diz o nome dela, e quando o meliante o atende pergunta:
- Quer falar com ela é? ¬¬
A vontade de responder é:
- Não, só liguei para saber se ela esta em casa. Claro que ligo para falar com ela, se não, não perderia meu tempo ao discar! (sem paciência no momento)
2º CURIOSIDADE: Quando, finalmente, conseguimos contatar o cliente ele faz essa feliz indagação:
“- O debito esta tudo isso? Mas quando eu comprei não era este valor; nossa que juros (absurdo) abusivos (maldito Fantástico ao ensinar novas palavras à população) eu não vou pagar este valor, não vou mesmo.” Tudo bem, pode considerar se o debito estivesse em aberto apenas 5 dias, mas são 1000 dias sem pagamento e o dito cujo quer pagar o mesmo valor de quando ele comprou. (momento estresse 2).
3º CURIOSIDADE: Depois de tanto nome bizarro, bendito foi o pai que colocou o nome do filho de Maria ou José (com todo respeito aos pais de Jesus), mas quase todo mundo no nordeste se chama assim, já imaginou ligar em uma casa que moram 5 mulheres e 6 se chamam “Maria”, isso, 6, porque a vizinha não sai da casa delas e também se chama Maria, ai fica a discussão: - Maria de que, quer falar com quem, é com Maria é, mas Maria de que?
Por que eu não mencionei como é com José? pense em um quarteirão com o mesmo nome, agora associa a situação de cima como o nome José, pronto. (estresse 3)
Chega de tensão, vamos falar nos benefícios do “Call Center”. O operador trabalho 6 horas diárias, com 3 pausas, sendo duas de 10 minutos e entre elas uma de 20 minutos. O direito do lanche, ou vale-lanche que deve ser adotado por todas as empresas ou a opção do dinheiro para o tal alimentar-se.
Beneficio ginástica elaboral, a sua empresa não possui? Procure seus direitos, se é que eles não são pagos,
Ginástica Elaboral: é o beneficio que “tira” as vantagens daquelas 2 pausas de 10 minutos e tem a funcionalidade de estender (alongar) os músculos, porque você sedentário, opa, mórbido, ops!, quer dizer, fica quase 6 horas sentado digitando e isso acaba com a sua postura. Esticar os dedos resolvera todos os seus problemas, a empresa garante.
Simples, basta encher o “bucho”, ficar sentado ate sentir as nádegas formigarem, ouvir as piores desculpas ou grosserias desnecessárias o dia inteiro e pronto, dentro de um ano procure um psicólogo, mas se o trabalho for intenso, o psiquiatra estará de bom tamanho, não espere desenvolver a síndrome do pânico, ou melhor, estude, não quero que você precise passar por isso nem por esporte.
*Referencia: Admirável mundo novo- Aldous Huxley
Wilker Araujo – Operador de Cobrança.